A duração da gestação é calculada como sendo o intervalo entre o serviço fértil e o parto, e varia conforme a espécie animal:
- Asininos: 343 a 375 dias
- Equinos: 330 a 340 dias
- Bovinos zebuínos: 286 a 296 dias
- Bovinos taurinos: 280 a 290 dias
- Caprinos e ovinos: 150 dias
- Suínos: 114 a 120 dias
- Cães e gatos: 58 a 64 dias.
Os fatores descritos a seguir podem interferir no tempo de gestação.
Fatores maternos.
A idade da mãe pode influenciar, dependendo da espécie. Fêmeas mais jovens tendem a ter um período de gestação mais curto.
Fatores fetais. Em animais multíparos, fetos pequenos e ninhadas grandes podem ter menor período de gestação. Em uníparos, a presença de fetos múltiplos também pode influenciar. Machos bovinos e equinos podem ter um período de gestação 1 ou 2 dias mais longo do que as fêmeas. Em equinos, a presença de fetos subdesenvolvidos também leva a um prolongamento do período gestacional. Curiosamente, a despeito do prolongamento da gestação por até 30 ou 40 dias, o produto, em geral, nasce com peso abaixo do esperado.
Fatores genéticos. Um exemplo de gestação prolongada devido a fatores genéticos ocorre em fetos bovinos portadores de um gene autossômico recessivo em homozigose. Nestes animais, ocorrem anormalidades no desenvolvimento da hipófise, o crescimento fetal para aos 7 meses de idade e o parto não se desencadeia.
Outro caso também causado por gene autossômico recessivo leva ao aparecimento de altas concentrações de progesterona próximo ao momento do parto, podendo prolongar a gestação por vários meses. Em ambos os casos os fetos não são viáveis e o útero não responde à administração de ocitocina.
Raças de gado também podem diferir entre si quanto à duração da gestação. O gado Holandês apresenta em média 278 dias de gestação, enquanto o Pardo Suíço apresenta 292. Isto foi demonstrado transferindo-se embriões de raças com menor tempo de gestação para receptoras de raças com maior período e vice-versa.
Nos equinos, é evidente a influência genética no caso da gestação de híbridos de jumentos e cavalos. Nestes, o período de gestação é sempre intermediário entre o esperado para as duas espécies (345 a 350 dias).
Fatores ambientais. Estresse e utilização de substâncias que interfiram no mecanismo do parto, como a progesterona, os glicocorticoides e a ocitocina, podem adiantar ou prolongar a gestação.
Fonte: Obstetrícia Veterinária (Segunda Edição).
Fonte: Obstetrícia Veterinária (Segunda Edição).